Banners
Postagem escrita em 20/11/2024
Você sabe, realmente, o que é a bissexualidade? Ou apenas acha que sabe e está por aí pensando (e falando) besteira? Nos tempos atuais, temos muitas informações disponíveis sobre os mais diversos assuntos. E temos que ter a capacidade de filtrar o que é verdade e o que é mentira.
É por esse motivo que fizemos esse texto: porque, muitas vezes, uma única informação errada ou mal interpretada é responsável por um caminhão de outras informações inverídicas e que são tomadas como verdades absolutas.
Então, para que você consiga evitar se deixar levar por esses mitos e estereótipos, veja aqui alguns mitos e verdades sobre a bissexualidade. Dessa maneira, você se tornará uma pessoa mais bem informada sobre o assunto.
Antes de começarmos a discorrer sobre os mitos e verdades que envolvem a bissexualidade, vamos definir o que ela é? Segundo especialistas, essa é uma orientação sexual na qual o indivíduo tem interesse por pessoas de ambos os gêneros.
Ou seja, a pessoa se interessa por ter relações amorosas, sexuais e/ ou afetivas com pessoas de gêneros diferentes e similares. De acordo com a psicanálise de Freud, todas as pessoas nascem bissexuais e, conforme amadurecem, escolhem o gênero com o qual gostariam de se relacionar.
Mito! As pessoas bissexuais terminam sofrendo muito preconceito, sendo consideradas pessoas indecisas e incompletas. Mas a verdade é que essas pessoas são decididas sim. E decidiram que são capazes de se atrair e de se relacionar com pessoas de ambos os gêneros.
Mito! Há quem pense que as pessoas bissexuais são extremamente promíscuas. Que estão aqui se relacionando com uma pessoa do gênero feminino e, daqui a 10 minutos, estarão se relacionando com uma pessoa do gênero masculino. Ou fazendo orgias. Mas não funciona dessa maneira.
Infelizmente, as pessoas bissexuais foram (e são) muito estereotipadas em filmes pornográficos. Na aba “bissexual”, encontram-se filmes regados à muita promiscuidade e orgias. Mas isso não passa de um mero estereótipo.
Uma pessoa heterossexual pode ser extremamente promíscua enquanto uma pessoa bissexual pode ser monogâmica. A bissexualidade não tem relação direta com a promiscuidade.
Verdade! Complementando o que dissemos no item anterior, uma pessoa bissexual é plenamente capaz de manter um relacionamento monogâmico. E, sim, os bissexuais são capazes de manter a fidelidade por muito tempo!
Outro grande mito! As pessoas têm uma necessidade absurda de querer colocar rótulos nas pessoas. Então, se formos “nomear” as orientações sexuais, podemos destacar que os bissexuais fazem parte de uma orientação sexual. Enquanto os homossexuais são parte de outra.
Verdade. Os bissexuais não são hétero, não são gays e não são lésbicas (homo). Por isso, não se enquadram nos “grandes grupos” de orientações sexuais e terminam por sofrer com a falta de reconhecimento. Ou seja, muitas pessoas nem acreditam que a bissexualidade existe.
Verdade. Na verdade, qualquer pessoa tem o risco de ter a saúde mental abalada. Porém, por conta das diversas questões e preconceitos com os quais sofrem, os bissexuais têm esse risco aumentado. E isso pode trazer sérios problemas de autoconfiança e autoestima.
Mito. Infelizmente, as pessoas bissexuais são muito estereotipadas e sofrem muito preconceito. Então, a partir do momento em que se relacionam com uma pessoa heterossexual e se abrem para essa pessoa, podem vir a sofrer com esse preconceito vindo do parceiro (ou parceira).
Verdade. A bifobia pode ser qualquer tipo de agressão física ou psicológica praticada contra os bissexuais, pelo simples fato da orientação sexual escolhida. E, infelizmente, isso acontece muito. Inclusive, acontece dentro da própria comunidade LGBTQ+.
Mito! Um dos motivos pelos quais os bissexuais sofrem com preconceito dentro da comunidade LGBTQ+ é que se acredita que eles vão contra os ativismos das comunidades gay e lésbica.
É como se os bissexuais fossem considerados pessoas que se passam por heterossexuais quando lhes convém. E que, dessa maneira, fazem o uso de privilégios. Mas a verdade é que os bissexuais são a favor dos ativismos gay e lésbico e também podem lutar a favor deles.
Para que não nos deixemos levar por preconceitos ou por falta de informação, é essencial que busquemos aprender um pouco mais sofre as diferentes orientações sexuais. E nisso se inclui a bissexualidade. Esperamos ter esclarecido várias dúvidas com esse texto!
Gostou? Então compartilhe!