BATOM VERMELHO ATRAI OS HOMENS? TIRE SUAS DÚVIDAS

BATOM VERMELHO ATRAI OS HOMENS? TIRE SUAS DÚVIDAS

ANÚNCIO

Postagem escrita em 18/03/2024

Que o batom vermelho atrai os homens é um daqueles mitos que quase todo o mundo tem. Mas a atração é algo bem subjetivo que fica dependendo de diversas questões. Assim, ficar respondendo a essa dúvida pode não ser assim tão fácil - ou melhor, a resposta depende sempre do homem envolvido.

sedução e o apelo sexual podem ficar mudando muito de pessoa para pessoa. Mas o batom vermelho tem mesmo um fascínio histórico.

Se você ficar pensando nas mais famosas pin-ups e nas mulheres mais sexys que já viu no cinema e na televisão, é bem possível que se atente em seus lábios vermelhos, entre outros de seus belos atributos.

Há algo nessa cor de batom que é mais atraente e alguns estudos de investigadores acadêmicos concluíram isso mesmo.

Mas por que o batom vermelho atrai os homens?

Essa é a grande questão e podemos ficar adiantando explicações culturais, psicológicas e históricas.

A história do batom é bem antiga, quase tão antiga como a humanidade. Já no Antigo Egito as mulheres ficavam colorindo seus lábios com uma mistura de ocre vermelho e gordura animal. Outras substâncias foram sendo usadas, como cochonilha, clara de ovo ou besouros carmins!

A rainha Cleópatra, uma das primeiras femmes fatales da história, acrescentava brilho a seu batom extraindo uma substância das escamas de peixe.

Cleópatra foi uma referência de sensualidade também por ser uma mulher poderosa. Foi ainda um exemplo de vaidade e de autocuidado, tomando banhos diários em leite de jumenta para hidratar seu corpo e usando uma mistura de carvão e de chumbo para contornar seus olhos de preto.

Símbolo do empoderamento feminino

Mas a maquiagem só ganhou força depois da I Guerra Mundial. E somente depois da II Guerra Mundial o batom vermelho se tornou uma tendência, com as mulheres assumindo um papel mais importante e relevante na sociedade.

Entre o fim do século XIX e o início do século XX, o batom vermelho foi um dos símbolos das sufragistas que lutaram pelo direito ao voto em diversos países pelo mundo.

Assim, o vermelho é também associado ao empoderamento feminino, transmitindo a ideia de uma mulher bem poderosa e confiante. E isso é altamente atraente!

Porém, o batom vermelho também foi sendo alvo de preconceitos, sendo ligado a prostitutas e a mulheres fáceis e das classes mais baixas.

Mais recentemente, as feministas passaram a olhar para a maquiagem como um símbolo da opressão do patriarcado. E o batom também foi sendo vítima disso.

Apesar de tudo, sempre o batom vermelho atrai os homens, uma vez que continua simbolizando uma mulher ousada e confiante. E nada é mais sexy do que uma mulher que sabe o que quer e que não tem medo de o pedir e de causar.

A ciência do poder de sedução do batom vermelho

Para entender como o batom vermelho atrai os homens, importa também falar de cultura e de psicologia. Esse contexto histórico de que falámos antes é fundamental pelo simbolismo cultural que se associa a essa cor nos lábios de uma mulher.

Veja que, socialmente, o vermelho se associa a paixão, a amor e a sexo. Por isso, é muito popular em presentes do Dia dos Namorados e é também a cor que sempre se associa a essa data tão especial.

Mas na China também simboliza a boa sorte e a prosperidade. E na Índia é sinal de pureza e é tradicional para roupas de noiva.

Desse modo, o batom vermelho como arma de sedução depende sempre da cultura em que você está inserido, e das próprias preferências sexuais da pessoa.

A influência de Hollywood

Mas é certo que com os grandes filmes de Hollywood nos fomos acostumando a ver o batom vermelho como apelo sexual, sendo usado por atrizes icônicas sensualizando nas telas de cinema com seus lábios gostosos.

Essa mensagem transparece da mesma forma na publicidade com o batom vermelho e a cor em si, sendo usada para promover lingerie e perfumes, itens que você também pode ficar ligando ao sexo e ao prazer.

Assim, mulheres com batom vermelho ficam sendo consideradas mais sexualmente desejáveis e mais atraentes.

Uma pesquisa da Universidade de Manchester, no Reino Unido, concluiu que os homens ficam olhando durante mais tempo para fotos de mulheres com batom vermelho em comparação com outras cores.

Se pode dizer que o batom vermelho aponta toda a atenção para os lábios, uma das zonas erógenas mais marcantes e um ponto sensível se tratando de paixão e sexo. O beijo é um dos atos mais gostosos, não é mesmo?!